4 DICAS PARA ABRIR UMA FRANQUIA DE SUCESSO

Você está precisando de uma mudança na sua carreira? Trocar de ambiente de trabalho? Ou até mesmo começar a pensar em ser seu próprio chefe?

Temos uma solução prática e rentável para você: Franquias!

Elas são uma tendência crescente no Brasil, uma vez que são empresas de sucesso, possuem um modelo de negócios bem definido, e assim, já se consolidaram no mercado.

Para você que interessa sobre esse tipo de negócio separamos 4 dicas fundamentais para abrir sua própria franquia de sucesso.

 

1)  Conheça melhor a franquia que você escolheu

O sucesso se inicia na primeira escolha, por isso recomendamos que você estude sobre o mercado das franquias e como elas estão no momento atual.

Por exemplo, se você pretende trabalhar com o mercado estético, entenda como é o dia a dia de uma clínica, quais os tipos de procedimentos mais vendidos, quais e quantos profissionais serão necessários para sua empresa funcionar, entre outras questões.

Apesar de várias dessas informações já estarem dentro do escopo do projeto fornecido pelo franqueador, é interessante você fazer uma pesquisa para ter um conhecimento sobre o assunto e tirar suas dúvidas quando for conhecer o franqueador.

Para começar uma franquia de sucesso é necessário compreender bastante sobre o tema que você elegeu para aprimorar e melhorar ao máximo as oportunidades para sua marca.

 

2)  Estude sobre o público e o local escolhido

Público e local são fundamentais na hora de definir qual franquia abrir, cada uma atende a um perfil de pessoa ou empresa diferenciados.

Quando você consegue um bom local, porém com um público mal definido, sua franquia poderá ter lucros menores do que o esperado, e até mesmo uma demora maior que prevista para recuperar seu investimento.

O franqueador irá te dar um direcionamento sobre seu público e local, escolhendo a melhor estratégia para alinhá-los, portanto é importante que você converse com ele e faça reuniões para averiguar um bom ponto comercial para a abertura da franquia.

3)  Pesquise sobre seus concorrentes

Faça uma análise da sua concorrência na cidade/local escolhido para a abertura da franquia.

Visite os sites, consulte os guias da cidade, vá a eventos em que eles poderiam estar, siga as redes sociais e entenda como eles conversam com o público, quais os diferenciais competitivos que possuem, e claro, como a franquia que você escolheu se diferencia das demais.

 

4)  Entenda sobre a legislação

A legislação para franquias foi criada em 1990, quando esse sistema começou a crescer e se desenvolver no Brasil.

A lei n.8.955/94 foi criada para organizar esse negócio, criar o conceito de franchising, compreender como funcionava a licença de uso de marca, entender o know-how e sistematizar o direito de distribuição de produtos/serviços.

Ela propõe direitos e deveres do franqueado, franqueador e para a própria franquia, tudo para preservar as partes e estar de acordo com a lei brasileira.

Conhecer a lei é relevante para saber resolver possíveis problemas com agilidade e tranquilidade.

Se você escolher uma franquia consolidada será muito mais fácil investir sem medo e garantir que ela se torne uma marca ainda mais lucrativa. Lembre-se de continuar estudando sobre a marca e o mercado, para sempre estar à frente dos concorrentes.

Qual das nossas 4 dicas para abrir uma franquia de sucesso você mais gostou? Deixe um comentário que te respondemos.

Quer entender mais sobre franquias e conhecer a Universal Franchising detalhadamente? Mande uma mensagem para gente no link.

Fique de olho no nosso blog, temos sempre novidades incríveis para sua franquia dar certo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *