Investir: 4 estratégias Fundamentais

Olá!

Tenho postado diversos conteúdos aqui falando sobre franquias, gestão e empreendedorismo, normalmente os temas que abordo são baseados em perguntas feitas por quem acompanha nossos canais, mas também tem muitos temas que fazem parte do meu cotidiano de trabalho como  CEO, onde me deparo com grandes desafios estratégicos,  e penso que  de alguma forma dividir um pouco desta rotina pode ajudar  você que já é empreendedor ou, está pensando em se tornar um empreendedor de sucesso.

 

Vou falar aqui sobre  pontos  que você  deve avaliar em um modelo de negócio  para ter certeza se ele tem um bom desenvolvimento estratégico e consequentemente chances de trazer ótimos resultados para você.

 

1º – UNICIDADE

O negócio tem que ser único, ou ter características que só ele tem, assim  se destacará perante as outras empresas concorrentes diretos ou indiretos.

O capital que os cliente tem para gastar normalmente é limitado, desta forma ele terá que escolher  como dividir  este valor e onde gastar.

Se a empresa tem características únicas, então é fato que a fatia do capital do cliente destinada para o seu tipo de serviço ou produto não será disputada por outras empresas, o cliente certamente destinara esta fatia  para a empresa que tem UNICIDADE.

 

2º – EXCLUSIVIDADE

Avalie se você terá exclusividade, quando se tem um negócio com características únicas é de suma  importancia também ter a exclusividade dele, assim o cliente sempre retornará para comprar de você. Se o produto ou serviço for realmente de qualidade o cliente vai querer consumir novamente e não encontrará em outros locais. Se não for  possível que você tenha  a exclusividade do produto ou serviço, e a expansão dele for muito grande em sua região existe chance do seu negócio  cair no mercado comum e então  ter que passar a disputar a fatia do capital do cliente para destinada para o seu seguimento.

 

3º –  ALAVANCAGEM PRÓPRIA

Os seus clientes são devem ser seus maiores divulgadores, o negócio não pode ser dependente de mídia paga para atrair cliente, não que você não possa investir em mídias, estou dizendo é que ele não pode ser dependente!

O negócio precisará ter como principal fonte de expansão a própria indicação de clientes satisfeitos seja boca a boca fisicamente ou nas mídias sociais que hoje são um fonte poderosa para alavancagem em numero de clientes.

Quando se trata de alavancagem não podemos esquecer da Alavancagem Financeira, para quem está iniciando vale apostar em negócios de alto giro, mesmo que esses modelos de negócios tendam a comercializar produtos e serviços de menor valor agregado. Eles trazem  giro financeiro constante  facilitando a gestão do fluxo de caixa e tornado o empreendedor mais independente do sistema financeiro.

Do contrário escolhendo um modelo de pouco giro, poderá sofre com  uma demora maior para vender e consequentemente uma demora na entrada de capital, que por sua vez pode impactar diretamente o fluxo de caixa da empresa, obrigando então o empreendedor a recorrer ao capital de giro próprio ou mesmo em instituições financeiras e todos nós sabemos no Brasil devido as altas taxas de juros não é o caminho mais recomendável.

 

4º – NÃO EXIGIR MUDANÇA CULTURAL

Um produto que o cliente já consome de alguma forma, que ele gostaria de consumir ou então que ele já ouviu falar.

Mas se ele já consome um produto similar o seu  tem que ser muito melhor, deve ter diferencial, tem que ser uma evolução e não pode custar muito mais caro do que o cliente está habituado a pagar.

Caso o produto exija uma mudança de comportamento, na rotina do cliente, necessite de conhecimento especifico ou até mesmo exija maior dedicação para consumi-lo é provável que o cliente continue consumindo o produtos que ele já está acostumado.

O produto ou serviço deve se encaixar perfeitamente na vida do cliente e trazer benefícios em relação aos outros que existem.

É Claro que existem outros pontos a serem avaliados, tenho um outro conteúdo onde falo de como avaliar a estratégia financeira de um negócio para saber se realmente vale apena investir nele, sendo um negócio do zero ou mesmo uma franquia.

É necessário também avaliar se o seu perfil se adéqua ao tipo de produto ou serviço proposto

Abraços!

Até o próximo,

Wilton Bezerra

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