5 benefícios do café para a saúde

Os primeiros registros do surgimento do café têm mais de 300 anos, e são de origem africana.  De lá para cá, quem nunca despertou de um sono, ou chegou a algum lugar atraído pelo cheirinho bom de um cafezinho? O hábito de tomar café em doses moderadas (de 4 a 5 xícaras de 50 ml por dia), não oferece riscos ao organismo, muito pelo contrário, faz bem para a nossa saúde. Listamos abaixo 5 benefícios do café para que você bebe sem preocupação.

Rejuvenescimento das células

Já imaginou beber aquele cafezinho bom e ainda ficar jovem? Então não precisa mais só ficar na imaginação, porque é uma realidade comprovada por pesquisadores. Um dos benefícios do café é sua ação de rejuvenescimento. O pequeno grão tem uma enorme riqueza nutricional, com alta concentração de polifenóis e antioxidantes (responsáveis por atrasar o processo de envelhecimento) que impedem, ou ao menos diminuem, a ação dos radicais livres, que prejudicam o equilíbrio celular.

Auxilia na digestão

Depois do almoço quando bate aquela preguiça, a maioria das pessoas aposta no cafezinho para dar aquela acordada. E fazem muito bem, porque um dos benefícios do café é auxiliar no processo digestivo. O café possui alta concentração de fibras dietéticas que contribuiu para a passagem da comida do esôfago até o estômago e, ao chegar lá, estimulando os intestinos a liberar os sucos gástricos, aumentando assim o movimento gastrointestinal e facilitando a digestão.

Emagrece

Essa história que o café emagrece é verdade? A resposta é sim! O café ajuda na liberação de ácidos graxos da gordura presente nas células, ou seja, promove a queima dela. Mas atenção! A bebida sozinha não faz milagre, um processo saldável de emagrecimento deve ser aliado alimentação e exercícios. E nesse último, a cafeína é responsável por estimular e aumentar o desempenho em atividades físicas.

Fortalece a memória e diminui risco de depressão

Benefícios do café melhor que esses só todos dessa lista juntos. A bebida é considerada um antidepressivo natural. A cafeína estimula o sistema nervoso central, aumentando a produção dos neurotransmissores cerebrais como noradrenalina, dopamina e serotonina, que são os hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar. Além disso, o consumo do café tem um efeito a longo prazo em nossa memória, fortalecendo e tornando-a mais resistente ao esquecimento.

Faz bem ao coração

Um dos outros benefícios do café é para a saúde do nosso coração.  Muitas pesquisas feitas em grupos diferentes de pessoas apontaram que a bebida por ser rica em antioxidantes, regula a pressão sanguínea e assim evita o surgimento de doenças como o infarto e o acidente vascular cerebral.

Mas para desfrutar de todos esses benefícios do café, é preciso ter a garantia que os grãos que está consumindo são de qualidade e que a água seja mineral ou filtrada.

Quer saber mais sobre como o café faz bem para a saúde? Deixe sua pergunta nos comentários! Agora se quiser experimentar um café bom de verdade, melhor que Cheirin Bão não tem!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *