6 motivos para abrir uma franquia de café

Uma boa opção para quem deseja empreender é investir em franquias. E em meio a tantas disponíveis, a franquia de café se destaca tanto pelo mercado promissor, quanto pela expectativa de crescimento econômico. Confira abaixo 6 motivos para abrir uma franquia de café e fazer a escolha certa.

Vantagens de uma franquia

A franquia veio como uma opção segura e com menos risco de investimento. E como já mencionada acima, o mercado de empresas franquEadas está em constante ascensão. Ser um franqueado conta com muitas vantagens em relação a outros negócios.

Para iniciar um empreendimento é preciso elaborar um plano de negócios que visa organizar e definir as ações e gastos. Se esse plano não tiver bem estruturado, dificilmente seu negócio vai progredir. Uma das grandes vantagens das franquias, é que elas já vêm com um plano de negócio bem montado para você.

Além do plano de negócios, a franquia logo no início, antes mesmo da sua decisão final, já te fornece informações sobre os custos, a logística, treinamentos e expectativa de lucros, ou seja, você terá mais segurança e poderá de organizar financeiramente.

O bom marketing é uma das ações essenciais para a conversão das vendas. E isso também será menos uma de suas preocupações. O franqueado já tem definido o planejamento estratégico de divulgação da marca e dos produtos.

Outra grande vantagem da franquia é o suporte e auxílio para administração e resolução de problemas do seu negócio, e esse tópico tão importante será tratado abaixo.

Tendências do mercado para 2019

Mesmo com a instabilidade da economia, os estudos preveem que 2019 será um bom ano para empreender. Mas é preciso se atentar aos negócios mais promissores para garantir resultados positivos.

Conforme falamos no texto anterior, falar de instabilidade, crise, não é legal.

As franquias que já registraram crescimento em 2018, com desempenho no primeiro semestre de 6,8% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), devem continuar em alta em 2019. Segundo dados do SEBRAE, o mercado de empresas franquEadas deverá crescer em torno de 20% no próximo ano.

Mas porque escolher investir em uma franquia de café? Porque ainda de acordo com estudos, um dos ramos de sucesso para 2019 é o da alimentação. Mesmo com o momento atual, o mercado de alimentos e bebidas se manteve aquecido devido às inovações e a qualidade da área.

Além disso, uma das regras para obter lucro em 2019, é a diferenciação ou gourmetização. Cada vez mais os clientes buscam marcas com diferenciais. Ingredientes exclusivos, serviços com um toque a mais, e bons produtos conferem a nova experiência de compra tão buscada pelos consumidores.

Franquia de café

Como já descrito aqui, o Brasil ocupa lugares no topo das listas tanto em produção quanto em consumo. Na hora daquela pausa no meio do dia, uma franquia de café se torna bastante atrativa para as pessoas, principalmente aquelas que oferecem um bom cardápio e serviço.

“Uma franquia de cafeteria, desde que bem estruturada, tem muito a oferecer em relação ao mercado, com produtos de necessidade diária e, em sua maioria, um mix variado com baixo custo e alto giro”, afirma Lucas Atanázio Vetorasso, diretor da Teaser Franchising.

É muito importante, avaliar as marcas e as propostas antes de investir. Um bom exemplo de franquia de café rentável e bem estruturada é o Empório Mineiro Cheirin Bão. Com um modelo de negócio iniciado em 2016, tem na missão levar o sabor mineiro do café e toda a sua essência para todos os brasileiros.

Hoje o Cheirin Bão já está presente nas 5 regiões do país com 56 unidades em funcionamento, 39 unidades em implantação, presente em 22 estados, e com previsão de inaugurar sua primeira unidade em Portugal ainda este ano.

A franquia de café Empório Mineiro trabalha com café artesanal mineiro, de saca premiada e limitada, com mais de 150 itens tipicamente mineiros, com venda para consumo no local ou para consumo doméstico.

Apoio do franqueado

Ao optar por investir em uma franquia, com muita ou pouca vivência no mercado escolhido, você terá uma gestão estruturada e testada a sua disposição.  Junto com o seu novo negócio, você adquire uma equipe especializada para te dar suporte na burocracia da documentação, na construção e ou adequação da loja, contratação de equipe, operacional do dia a dia, dentro outros.

Ou seja, se acontecer qualquer problema ou dificuldade seja no atendimento ou no relacionamento com os fornecedores, o suporte sempre te indicará os melhores caminhos e estarão lado a lado para resolver todas as questões.

Essa atenção aos franqueados é um dos diferenciais da Cheirin Bão. Por meio do suporte completo 360°, são disponibilizadas pessoas para auxiliar em todo o processo dentro da franquia de café, oferecendo respaldo e acompanhando da unidade para que ela atinja os resultados desejados.

O consumo do café

O consumo interno de café no Brasil em 2017 foi de 21,5 milhões de sacas, que correspondem a aproximadamente 1,07 milhão de toneladas. Diante dessa quantidade, o país ficou como segundo maior consumidor de café do mundo. A previsão é que em 2021, será atingido o número de 25 milhões de sacas.

Atualmente são consumidas por volta de 1,5 milhões de sacas de cafés especiais que correspondem a aproximadamente 7% do consumo no Brasil. A pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) concluiu que o consumo desses cafés, deve aumentar mais de 10% ao ano e que essa tendência mudou os hábitos de consumo, que passou a valorizar mais a imagem do café como produto.

A melhoria da qualidade dos cafés levou os consumidores a desejarem cada vez mais, consumir a bebida.  Na pesquisa Tendências do Mercado de Cafés em 2017 são destacadas que os “cafés premium terão crescimento de dois dígitos”, e que, “muitos jovens a partir de 20 anos estão se interessando pela categoria e apreciando esse tipo de produto”.

Além da experiência sensorial ao degustar um bom café, o aumento também pode ser notado devido aos muitos estudos e testes que comprovaram os benefícios do café para a saúde com a desmitificação dos mitos sobre a cafeína.

Mercado de café especial

De acordo com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), o mercado de café especial apresentou crescimento de 20,6% no consumo entre 2012 e 2016. A expectativa é de que a venda dos cafés especiais dobrará de tamanho até 2020, movimentando R$ 3,9 bilhões ao ano.

Essa tendência de crescimento pode ser sentida também no cultivo dos grãos de cafés especiais. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a plantação nacional deste segmento cresceu 20% nos últimos cinco anos.

O mercado de franquia de café como mostrado acima, é uma boa aposta. Deseja entrar no mercado do café, mas ainda tem dúvidas? Temos consultores especializados para te ajudar.

 

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