ABRINDO UMA FRANQUIA: 5 PASSOS IMPORTANTES

ABRINDO UMA FRANQUIA: 5 PASSOS IMPORTANTES

 

Pensando em abrir uma franquia e quer saber mais sobre o processo? Não se preocupe separamos 5 principais dicas para você iniciar sua franquia.

1 – Investimento

Escolher o segmento no qual você irá trabalhar é o primeiro passo. Existem vários fatores que você deve pensar antes de tomar essa decisão; você deve se questionar sobre quais são suas aptidões, qual o seu conhecimento sobre o segmento escolhido, seu público, qual o desempenho desse negócio no mercado, entre outros.

Fazer uma pesquisa detalhada irá te auxiliar a responder sobre essas questões, não deixe de conferir o desempenho de cada segmento nos últimos dois anos para compreender mais sobre a franquia escolhida.

Mas, para ter um retorno do seu investimento sua pesquisa não para aí, você tem que saber qual é o público que você escolheu. Busque entender sobre a franquia que você elegeu, conheça quem compra os produtos ou serviços dela. Você pode achar muitos dados em sites como www.abf.com.br e no nosso blog.

2 – Contato e obrigações

Após ter todos dados, e ter certeza qual o negócio você deve escolher, é hora de entrar em contato com a empresa. Você irá fazer um cadastro e a franqueadora irá esclarecer suas dúvidas. Uma dica é ir anotando-as a medida que sua pesquisa avança, para não deixar nenhum detalhe passar.

Assim que você for aprovado irá receber um circular e oferta de franquia (COF).  Ela te proporcionará informações relevantes do empreendimento, como:

  •         balanços financeiros dos últimos anos;
  •         valores a serem pagos (taxas da franquia, royalties, publicidade);
  •         treinamento oferecido;
  •         obrigações do franqueador e franqueado, entre outros.

Após lê-las, você terá um tempo para avaliar as informações e negociar. Depois de assinar a COF, irá receber o contrato.

O último passo é entender legislação, ela regula o sistema de franchising e irá te mostrar seus direitos e obrigações. No Brasil, foi criada em 1994, a lei nº 8.955/94, regulamenta franquias no país.

3 – Escolha o ponto

Talvez o passo mais importante seja a escolha do local. busque informações sobre a demografia dos arredores, veja a visibilidade, o tamanho da área, etc. Todo o tempo que você gastar para escolha desse ponto será recompensado.

Não esqueça de estar em contato com seu franqueador, ele poderá ser uma ajuda fundamental nesse momento.

Lembre de olhar todas as informações do local, impostos, taxas, tempo de contrato, todas esse detalhes irão ajudar no retorno do seu investimento.

4 – Abertura da Empresa

Agora que já temos os contratos com o franqueador e proprietário do imóvel assinados, precisamos realizar a abertura da empresa, isso é fundamental, pois, haverá obrigações fiscais e trabalhistas a serem pagas.

5 – Construção e padronização

Com certeza quando você vê uma franquia você conhecer reconhecê-la sem nem mesmo olhar para sua marca, todas as lojas são muito parecidas. Isso se deve a padronização que as franquias oferecerem.

Você irá receber os padrões, que deverão ser seguidos, e como montar a loja para que ela siga o padrão da franquia. É importante saber que valores de obra variam de acordo com a cidade escolhida e se são pontos na rua ou dentro de shopping sendo nesse segundo ponto consideravelmente mais caro.

BÔNUS: Treinamento

Esse treinamento irá lhe inteirar sobre tudo da franquia e o segmento que você comprou, ele normalmente se inicia 3 meses antes da abertura da empresa, podendo variar. Aproveite para tirar todas suas dúvidas e buscar mais conhecimento com quem já atua no mercado!

Gostou dos nossos 5 passos para abrir uma franquia? Queremos saber sua opinião, deixe um comentário!

Quer entender mais sobre franquias e conhecer a Universal Franchising detalhadamente? Mande uma mensagem para gente no link.

Conheça mais sobre nossas franquias – escolha a sua favorita e entre em contato.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *