Saiba como escolher a franquia certa em 5 passos

É verdade que o mercado das franquias está aquecido, e é um ótimo investimento. Mas como escolher a franquia certa? Atualmente temos muitas opções de negócios, e devido a essa grande oferta, a dúvida principal dos empreendedores, é sobre a escolha da área de atuação. Abaixo vamos dar 5 dicas para te ajudar nessa decisão tão importante.

 

Como escolher a franquia certa? Foque no seu perfil

Primeiro de tudo, para saber como escolher a franquia certa, é necessário avaliar seu perfil de empreendedor. Conhecer suas habilidades, características e objetivos para então definir qual é o melhor segmento para você.

Mesmo se tratando de um modelo já estabelecido, você terá que trabalhar muito para que tudo corra bem, e ainda terá que gerir pessoas, dessa forma, é recomendável ter afinidade com o produto ou serviço que será comercializado.

 

Investimento

Comece fazendo a pergunta: “quanto eu tenho para investir?”. Como escolher a franquia vai depender também do seu capital.  Procure se informar sobre o valor que deverá ser investido, os custos fixos e variáveis e o faturamento previsto. O recomendável é que além do investimento previsto, você tenha também uma reserva para capital de giro.

É necessário ainda considerar como vai de manter até que possa fazer retiradas dos lucros. Então por mais que você goste de uma franquia ou de um segmento, se não tiver viabilidade financeira e nem equilíbrio operacional, descarte-a.

 

Troca de experiências

Se ainda está com dúvidas, é possível trocar experiências com pessoas que já são franqueados. Visite lojas, marque encontros com os empreendedores. Como escolher a franquia não é uma resposta que precisa ser dada apenas por você, é válido pedir ajuda a pessoas do mesmo ramo de negócio.

A dica aqui é para se aprofundar. Faça contato com as empresas franqueadoras e solicite mais informações sobre aquela franquia que deseja investir. Converse com franqueados para saber se estão satisfeitos e se a franquia é rentável e competitiva como esperado.

 

Credibilidade

Talvez você estará cometendo um grande erro, se escolher seu novo negócio apenas pelo glamour e ou modismo. Como escolher a franquia passa pela certeza se estar investindo em algo confiável e seguro. A credibilidade da marca precisa ser avaliada.

Hoje, no Brasil, existem quase 3 mil redes franqueadoras. Use alguns filtros para chegar à sua escolha final. Verifique se a franquia escolhida é associada da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

 

Suporte

O suporte pode sim fazer toda a diferença para o sucesso. Antes de definir como escolher a franquia, se informe também sobre o suporte oferecido ao franqueado. Por ser um modelo de negócio já testado, certamente o operacional precisa ser repassado.

E isso só é possível se lhe for oferecido um suporte integral. Análise o programa de treinamentos, os manuais e a assistência da rede. Veja como a franqueadora oferece o suporte e a assistência ainda que a distância.

 

Esperamos que tenha sanado a dúvida de como escolher a franquia. Ainda aconselhamos que você dê oportunidades para marcas que se identifique, ainda que não tenha tido conhecimento dela antes. Fique atento para não deixar escapar boas oportunidades.

Se ainda tem dúvidas, entre em contato com a gente. E se quer ter acesso a outras dicas, é só seguir nossas redes sociais.

Facebook e Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *