3 dicas para empreender no Brasil

É o sonho de muitas pessoas serem independente financeiro e profissionalmente, e uma das formas para conseguir as duas independências, é sendo proprietário do seu próprio negócio. No dicionário, empreender significa: pôr em execução, realizar. Empreender no Brasil não é uma ação fácil, mas é sim possível.  Com planejamento, organização e seguindo as 3 dicas listadas abaixo, o seu sonho pode estar bem próximo de ser realizado.

 

Conheça o mercado brasileiro

A primeira dica pode parecer obvia, mas é deixada de lado por muitas pessoas. Para empreender no Brasil é essencial conhecer o mercado a qual você deseja investir.

Antes de iniciar um empreendimento, defina se deseja apostar em mercados conhecidos, com maior concorrência, mas que também confere maior conforto por já ser conhecido pelos consumidores, ou se vai arriscar novos rumos, criar hábitos de consumo e inovar, explorando novas tendências.

Em ambas as opções, é preciso analisar o que está sendo demandado pelo consumidor para que você decida pelo o que melhor poderá atendê-lo. É essencial estudar o mercado ao seu redor, os concorrentes, o que deu ou não certo, além de estar atento às necessidades do cliente.

 

Esteja por dentro das tendências

Complementando a dica anterior, se quiser empreender no Brasil com menos risco, é importante conhecer as tendências do mercado, porque normalmente, elas apresentam os melhores resultados e crescimento.

Primeiro deve ficar bem claro para quem quer empreender, o significado: “tendências de mercado são novos hábitos de consumo que estão determinado novos nichos de mercado a serem explorados com grande potencial de crescimento.”

Ou seja, além desse potencial, investir em algo que esteja “popular” significa ganhos mais rápidos em curto prazo. De acordo com estudos, de forma geral, dentre as tendências para os próximos anos estão: economia colaborativa, sustentabilidade, produtos artesanais e microfranquias.

 

Empreender no Brasil: considere as franquias

Já citado no item anterior, uma das apostas para empreender no Brasil, são as franquias. De todos os tipos e para todos os bolsos (a microfranquia pode ser iniciada com menos investimento e menor estrutura) vale a pena investir devido às possibilidades de estabilidade e sucesso. Além disso, a chamada “taxa de mortalidade” (fim/fechamento) é menor do que as de outros negócios. Enquanto uma franquia tem, em média, mortalidade de 3%, os negócios próprios chegam a quase 25%.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias movimentaram R$38,7 bilhões apenas no primeiro trimestre de 2018. Ainda de acordo com a ABF, apenas 45% dos municípios brasileiros possuem franquias, ou seja, ainda existe muito mercado para ser explorado.

Com o constante crescimento das franquias, e a segurança que um negócio que já vem pronto, organizado e estruturado com o passo a passo, vale a pena considerar essa opção ao investir.

 

Agora que já conhece essas dicas, já pode começar a se planejar para coloca-las em práticas e iniciar seu empreendimento.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre o mercado brasileiro:

Facebook e Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *