Empreendedorismo com franquias de sucesso em 2018

Apesar da instabilidade do mercado, o ano de 2018 garantiu triunfo em alguns setores que surpreenderam com seu crescimento. O empreendedorismo em franquias em 2018 é um dos responsáveis por esse sucesso.

Investir seu tempo e dinheiro nessa grande fatia do mercado permite que os retornos financeiros sejam mais rápidos, e as dificuldades iniciais de abrir seu próprio negócio sejam eliminadas. As franquias se adaptam ao mercado, com o passar dos anos e mantêm-se firmes dando credibilidade a sua marca. Isto é estabilidade e, estabilidade é garantia de competência.

Se você busca solidez o empreendedorismo em franquias de sucesso é seu caminho. Porém, para avançar em sua caminhada é preciso conhecer um pouco do que lhe aguarda. Seguem três tópicos que guiam as perguntas que devemos nos fazer para entender e realizar, com qualidade, o investimento.

Franquias: o que são?  

Para saber o porquê de investir em uma franquia de sucesso, precisamos primeiramente entender o que é uma franquia.

Conhecida também como franchising, franquia é um modelo de negócio já testado e de resultado comprovado. Ou seja, todos os pontos necessários para o sucesso deste negócio foram ajustados e colocados em prática, tendo sido dispensado tudo o que não funcionou. Para ter uma franquia é necessário a autorização, por meio de contrato, para uso da marca. Esta autorização permite que você tenha uma loja idêntica àquela de sucesso. Como se fosse uma multiplicação, uma loja “gêmea”.  O franqueador cede ao franqueado seu nome, marca, formato, todo um estilo e maneira de gerir a empresa.

Podemos pegar como exemplo as marcas Subway ou McDonald’s em que todas suas lojas são idênticas em seu estilo de apresentação, mas cada uma delas é administrada por um franqueado diferente.

 

Como encontrar uma franquia de sucesso?

Para encontrar uma franquia de sucesso é necessário uma pesquisa apurada do que envolve ter uma franquia. Essa pesquisa deve começar com o futuro franqueado, buscando entender em qual setor pretende investir e com qual perfil de negócio mais se identifica para investir o seu capital. É como se fosse um teste de afinidade, afinal uma empresa ser excelente não significa que ela é propícia para você administrar.

Passado esse processo inicial é necessário identificar os elementos principais que colocam este negócio como uma franquia de sucesso como, por exemplo, experiência de mercado.

Franquias que apresentam êxito são elogiadas por seus franqueados, funcionários e público. São marcas lembradas por seu marketing e por seu atendimento. Possuem equipe de trabalho qualificada e em constante adaptação às demandas do mercado. Seus proprietários estão em busca de parceiros e não de investidores, o que eles desejam é espalhar a marca. Seu modelo se destaca e não é facilmente copiado. E mesmo em um mercado saturado a marca mantém seu brilho.

 

Franquias lucrativas

Uma das principais características das maiores franquias do mundo é sua capacidade de oferta. Elas oferecem produtos, confortos e estilos de vida. Atendem aos clientes de acordo com a necessidade deles, sendo flexíveis em seus horários e estando situadas em vários lugares. Oferecem parcerias longas e se renovam com o passar dos anos.

Franquias lucrativas lidam com bens de consumo frequentes. Podemos tomar como exemplo franquias do setor alimentício ou dos setores de beleza, saúde e bem-estar, sendo este último um dos setores que mais cresceram em 2018.

Outra característica dessas franquias é apresentar produtos de alto valor agregado, pois produtos com alto valor possuem ticket médio elevado. Isso significa retorno garantido.

 

Uma maneira de identificar uma fonte de lucro é também observar se o seu capital inicial  de investimento e de manutenção são baixos. São os casos das franquias virtuais (online). Todavia, não podemos nos esquecer que investir no mercado virtual demanda conhecimento prévio do produto a ser vendido e da área de marketing digital, pois é por meio dela que suas apresentações serão feitas.

 

Gostou de nossas dicas? Compartilhe.

Quer dar sua opinião? Comente.

Tem dúvidas? Entre em contato com nossa equipe.

Siga nossas redes sociais para acompanhar as novidades: Facebook Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *