Grandes empreendedores: histórias para você se inspirar

Você sabia que o Brasil tem grandes empreendedores para se inspirar? São histórias marcadas por desafios, lutas e conquistas. Eles não desistiram na primeira dificuldade e, até hoje, suas trajetórias marcam e imprimem o sentimento de intrepidez.

 

O empresário de sucesso é aquele que não pensa apenas em abrir o negócio, sua perspectiva vai além do óbvio, busca por reais ideias empreendedoras. Se você está começando sua jornada agora, está no lugar certo.

 

As histórias que você vai conferir nesse post vão transformar a sua vida e fazer você ter ideias geniais para o seu empreendimento. Continue a leitura!

Alberto Saraiva

Antônio Alberto Saraiva teve que assumir a padaria da família, após o falecimento do pai. Ainda, cursava medicina, mas mesmo com o tempo apertado, Saraiva conseguiu avançar, pois tinha uma visão de empreendedor.

 

Pensou em um investimento que traria muito retorno a um custo acessível, aplicou o seu dinheiro estrategicamente. Fundou em 1988 o Habib’s, fast food especializado em comida árabe. É totalmente brasileiro e conta com mais de 400 estabelecimentos no país.

 

Saraiva se destaca pela sua visão de longo alcance — percebeu a oportunidade de espalhar a culinária de outra cultura pelo Brasil com custo mínimo de produção o que permitiu que os preços fossem mais acessíveis para todos.

 

Hoje, também, é presidente das redes que incluem a Arabian Bread, Ragazzo, Ice Lips, Promilat, Vox Line e Centrais de produção nacional. Um cara visionário que conquistou, com muito trabalho, o seus sonhos.

Sofia Esteves

Sofia Esteves, uma empresária da lista de grandes empreendedores que começou trabalhando em um banheiro. Ela recebia menos que um salário mínimo e não era valorizada. Foi com um emprego em uma pequena loja de imóveis que conseguiu pagar a faculdade de psicologia.

 

Mal sabia que se tornaria dona de um negócio que fatura mais de R$ 30 milhões por ano — a DMRH consultoria de RH que engloba também a Cia. de Talentos. A empresa conta com 200 funcionários e está em 40 países, atendendo o portfólio de diversos clientes de grande porte, como a Unilever.

 

Sofia é um exemplo de empreendedorismo pela sua determinação, ética e visão.

Silvio Santos

Senor Abravanel (nome real) empreendedor carioca nascido em 1930, começou sua trajetória muito cedo, aos 14 anos de idade. Decidiu vender capas para títulos de eleitor nas ruas, sua voz única e sua habilidade de comunicação sempre chamou a atenção de todos.

 

Depois disso, desenvolveu um sistema de alto falantes, se tornou locutor de rádio e serviu ao exército. Mas foi aos 20 anos de idade que ajudou o Manuel da Nóbrega com o Baú da felicidade, da qual assumiu o controle.

 

Em 1962, foi para a TV paulista como apresentador e passou por outras emissoras, como a Rede Tupi e Rede Record, até finalmente criar sua própria empresa televisiva (1981) SBT — Sociedade Brasileira de Televisão.

 

O canal se popularizou e trouxe muitos lucros para Sìlvio. Hoje, ele conta com outras empresas, entre elas a Jequiti Cosméticos, a TV Alphaville e o complexo do Hotel Jequitimar.

 

Silvio Santos é o maior comunicador do país. Um empresário que nos ensina o valor de se reinventar frente aos desafios, abrir o caminho da criatividade e acreditar de fato nos sonhos.

Luiza Helena Trajano

Quando pensamos em grandes empreendedores brasileiros, devemos pensar na Luiza Helena Trajano, considerada pela revista Forbes uma das três mulheres mais poderosas do Brasil.

 

Sua história começa aos 12 anos de idade, quando o desejo de comprar um presente de natal para a família fez com que ela abandonasse as férias escolares e fosse trabalhar como balconista numa loja de presentes — A Magazine Luiza.

 

A empresária conheceu todos os setores da empresa. Em 1991, assumiu o comando, e em 2008 tornou-se presidente da rede. Hoje, a companhia conta com mais de 800 lojas espalhadas pelo país.

 

Luiza se tornou referência no negócio pela modernização, inovação e relacionamento próximo com clientes e funcionários. Ela transformou, verdadeiramente, a realidade do negócio com suas habilidades e experiências.   

Sandra Costa e Janete Vaz

Essa dupla vitoriosa é idealizadora de um dos negócios mais importantes da área de saúde, o Laboratório Sabin. Foram ousadas e criativas, graduadas em bioquímica, trouxeram diferenciais competitivos que tornou a empresa uma das mais reconhecidas do Brasil.

 

Seguiram todas as etapas para ser um empreendedor: estudaram o mercado, entenderam os clientes e ofereceram as melhores soluções na medicina diagnóstica. Construíram um verdadeiro império!

 

Atualmente, possui mais de 2 mil colaboradores e é considerada umas das melhores empresas para se trabalhar. A classe médica reconhece e respeita a qualidade que a organização oferece.

 

Elas são exemplos de visão ampla, estratégia e determinação. Portanto, lembre-se sempre de fazer a sua parte, invista em planejamento estratégico e entenda o mercado no qual o seu empreendimento quer progredir.   

Alexandre Tadeu da Costa

A história do empreendedor Alexandre começou em 1998, na cidade de São Paulo (SP). Ele tinha apenas 17 anos de idade, mas já pensava grande, teve a ideia de fazer ovos de páscoa para vender.

 

Conseguiu muitos clientes, chegando ao número de uma encomenda  de 2 mil ovos. Não tinha tanta experiência, mas contou com a ajuda de uma amiga para enfrentar esse desafio e realizar a entrega dentro do prazo.

 

Empolgado com essa situação, conseguiu enxergar uma possibilidade de crescimento do negócio. Vendia de porta em porta seus chocolates e, 2 anos depois, conseguiu abrir sua primeira loja.

 

Sua visão, foco, força e determinação impulsionou o seu sonho transformando-o em realidade. Em 2008, surge a Cacau Show, marca reconhecida mundialmente, referência em chocolates finos. Hoje, possui em torno de 1000 lojas, além de um sistema de franqueados e fatura bilhões por ano. Uma história para refletir todos os dias!  

 

Se você já pensou em desistir, lembre-se desses nomes. Esses empresários de sucesso nos ensinam, de forma geral, que a desistência nunca fez parte dos seus repertórios de vida.

 

Gostou das histórias desses grandes empreendedores? Então não deixe de nos acompanhar nas redes sociais e conferir outras novidades. Basta acessar o link: Facebook e Instagram.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *