Mercado de beleza: Tendências 2019

Os consumidores estão ditando as tendências 2019 para o mercado da beleza. Com a população cada vez mais exigente, atualmente é um dos mercados que mais cresce no país. De acordo com a Euromonitor International (principal empresa de pesquisa de mercado independente e estratégica do mundo), de 2015 a 2016, o mercado de roupas e calçados caiu 6,3% no Brasil, enquanto o de beleza cresceu 4,8%, um aumento de US$ 1,3 bilhão.

E engana-se quem pensa que só as mulheres buscam cuidado com a beleza, o público masculino está se tornando cada vez mais consumindo esses serviços, prova disso, é que na área de cosméticos específica para os homens, o Brasil fica no segundo lugar no mundo. Listamos abaixo algumas das principais tendências 2019 para que você saiba onde investir para se tornar um empreendedor de sucesso.

Tendências 2019: Franquias de estética

Umas das tendências 2019 são as franquias. O setor se destaca pelo seu investimento acessível, alta lucratividade, serviços especializados de alta demanda, crescimento constante, e suporte diferenciado.

De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) juntamente com o Instituto FSB Pesquisa, o Brasil hoje é o terceiro país com o maior mercado de estética no mundo. Segundo o SEBRAE, uma das vantagens de abrir franquia, é que o franqueado já inicia em um negócio de credibilidade, dessa forma, com nome/marca já consolidada no mercado, o investidor ganha em vantagem competitiva aos concorrentes.

Ainda com a instabilidade financeira, o mercado é promissor porque o brasileiro dificilmente abre mão dos cuidados com a beleza. Além da vasta gama de produtos e serviços que poderão atender um grande público, ou clientes específicos, outra vantagem das franquias de estética, são as opções mais acessíveis, já que algumas oferecem modelos home based (em casa) ou compactos, que podem ser operados até mesmo em pequenos espaços.

Depilação

O mercado de beleza na área de depilação evoluiu e cresceu muito nos últimos anos. O serviço diferenciado com técnicas mais inovadoras e protocolos diferentes para cada pessoa tem despertado a curiosidade e interesse até mesmo daqueles que não eram adeptos a depilação fora de casa.

A personalização dos diferentes tipos de laser e ou as ceras para cada tipo de pele, transformam a depilação em um momento de beleza e bem-estar, com métodos mais higiênicos e menos dolorosos. Além disso, esse é um mercado que não sofre com a sazonalidade como alguns serviços que tem grande demanda principalmente no verão. A depilação é um cuidado constante independe da época do ano.

Sobrancelha

Dentre os setores do mercado da beleza com destaque no faturamento, o designer de sobrancelhas, só em 2016, movimentou mais de R$ 250 milhões no Brasil. É um serviço em geral mais rápido e com baixo custo operacional.

Dados do programa Mundo S/A, da Globonews compravam o sucesso da área: o mercado de sobrancelhas no Brasil vem crescendo desde 2012; Na internet as buscas por sobrancelhas triplicaram nos últimos 5 anos; Em 2013, foram lançados 10 produtos exclusivos para sobrancelhas, hoje já são mais de 40 novos produtos.

Como tendência 2019 a Micropigmentação de sobrancelhas vai se destacar. A técnica que corrige imperfeições dos fios e harmoniza o rosto, está conquistando cada vez mais adeptos (homens e mulheres) por ser um procedimento duradouro e eficiente. Além das sobrancelhas o mercado da micro com técnicas cada vez mais realistas, está evoluindo para outras áreas do corpo, como lábios e pálpebras.

Unhas

Os dados da última pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) apontam que o setor brasileiro de esmaltes é o segundo maior do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.

A paixão das brasileiras pelos vidrinhos e por unhas decoradas movimentou até mesmo o mercado estrangeiro, trazendo diversas marcas para o país. Até mesmo marcas que não eram desse segmento, estão entrando nesse novo ramo devido ao crescimento do consumo.

Os esmaltes passaram a ser classificados como um artigo de moda, e as lojas estão sendo conceituadas por trabalharem exclusivamente com serviços e produtos voltados para o mercado de beleza das unhas.

A inovação trazida pelos alongamentos e acabamentos em gel conquistaram todos os públicos. Enquanto a classe alta deseja estar com as mãos e unhas impecáveis e com esmaltação que fica intacta até mesmo em viagens longas, a classe média e baixa encontrou uma possibilidade de estarem na moda e se sentiram mais bonitas com unhas sempre pintadas, mesmo tendo que fazer atividades domésticas.

Ainda como tendência 2019 está sendo apontados os esmaltes com ingredientes mais naturais com menos produtos químicos, e com foco nos cuidados e tratamentos das unhas, cutícula e mão.

Maquiagens e produtos orgânicos

As pessoas querem se sentir cada vez mais jovens e bonitas. Com o aumento da expectativa de vida e efeitos nocivos do sol, o segmento de produtos naturais e orgânicos é outra tendência 2019. O mercado da beleza impulsionado pelo crescimento da preocupação com saúde e alimentação natural, já começa a consolidar opções de produtos para o corpo, pele e cabelo que são desenvolvidos com ingredientes mais adequados ao estilo de vida saudável.

Além das preocupações com a saúde, os novos consumidores também estão preocupados com o meio ambiente e o impacto que os produtos usados causam nele. Uma pesquisa GfK (empresa de estudos de mercado de origem alemã) mostra que mais da metade dos consumidores brasileiros considera o impacto ambiental dos cosméticos no momento da compra, o índice mais alto para qualquer país.

As empresas que investem em “produtos verdes” estimam que atualmente o setor movimente R$ 3 bilhões e tem potencial para um crescimento de cerca de 20% ao ano. Temos muitos pós nesse mercado da beleza, mas os contra são principalmente a dificuldade de regulamentação e o alto investimento.

Mercado de beleza masculino

Outra tendência de 2019 no mercado da beleza é o setor masculino, o chamado men’s grooming. Linhas de cremes, tratamentos e desodorantes feitos exclusivamente para os homens vêm apresentando um grande crescimento, principalmente após a onda das novas barbearias.

A barba se transformou na protagonista da mudança no comportamento do consumidor masculino. Os serviços de beleza que antes podiam ser vistos como “frescuras” agora são apenas cuidados.  As barbearias à moda antiga resgataram a essência das características do homem moderno, com ambientes apropriados e inovadores, shampoos diferenciados, tônico de crescimento e uma lista de cosméticos e tratamentos que não ficam atrás de nenhum salão feminino.

E aí se interessou pelo mercado da beleza? Nós da Universal Franchising podemos te ajudar a escolha a melhor opção para se dar bem com as tendências 2019. Entre em contato com a gente.

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