10 motivos para se abrir uma franquia

Uma tendência econômica que vem apresentando crescimento nos últimos anos, é o empreendedorismo. E nessa área temos como destaque principal, a abertura de franquias. Com opções de negócios e investimento para os mais variados públicos, ser dono de uma franquia se tornou atraente pela segurança, em relação a iniciar um negócio do zero. Listamos abaixo 10 motivos para abrir uma franquia, e entrar nesse mercado que faturou R$38,7 bilhões apenas no primeiro trimestre de 2018.

1- O mercado de franquias

Para abrir uma franquia, é preciso entender bem como funciona esse mercado. As franquias são negócios cujo modelo criado por alguém (dono da franquia), é repassado para outras pessoas de acordo com a padronização definida pelo criador. O franqueador cede ao franqueado uma licença para usar a marca e o modelo do seu negócio. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), apenas 45% dos municípios brasileiros possuem franquias, ou seja, ainda existe muito mercado a ser explorado.

2- Muitas opções de franquias a sua disposição

O mercado de franquias oferece várias opções de áreas de atuação. E dentre elas, temos as possibilidades de acordo com o nível do empreendedor.  Há franquias para quem deseja investir um valor maior, e também para quem tem menos para disponibilizar. Há desde negócios que requerem um local grande para montagem de loja, como aqueles que funcionam em pequenos espaços, e até mesmo home-based, aquelas que funcionam em casa. Dessa forma fica mais fácil escolher a que melhor se encaixe no seu perfil e no valor que deseja investir.

Franquias: Invista no setor que faturou R$ 163 bilhões em 2017

 3- Ao abrir uma franquia você contará com uma marca consolidada

Outro bom motivo para se abrir uma franquia, é a vantagem de investir em um negócio que já tem sua marca consolidada no mercado. Ou seja, você não vai precisar gastar tempo nem dinheiro fazendo o branding. Esse reconhecimento, é muito importante principalmente nos primeiros meses, período de adaptação em que muitos empreendimentos fecham suas portas. Com a franquia não terá essa dificuldade, porque você terá suporte e contará com o renome da marca. O que já te trará uma vantagem competitiva, e maior possibilidade de retorno financeiro.

4- Negócio já testado

A insegurança que alguns empreendedores têm ao começar um novo negócio, não será um problema ao abrir uma franquia. Você vai iniciar com um empreendimento já testado, diferentemente de abrir um negócio próprio iniciando do zero no qual você ainda terá que conseguir a abertura do mercado e aceitação do consumidor. A segurança de um negócio que já tem mercado e consumidores, é uma das grandes vantagens de quem investe em uma franquia.

5- Plano de negócio estruturado

O plano de negócios, é um dos primeiros passos para iniciar qualquer empreendimento. Esse plano é um documento que vai organizar as ideias e te guiar na construção das ações. Por isso ele precisa ser bem elaborado para que os planos deem certo, e elabora-lo é uma tarefa não muito fácil e que demanda tempo e dedicação. Ao abrir uma franquia, a formulação dessa primeira parte que pode interferir diretamente no seu sucesso, será menos uma preocupação. As franquias já têm um plano de negócio bem estruturado e a disposição para você colocá-lo em prática.

6- Suporte para seu negócio

Se você é novo na área, como colocar aquele plano de negócios em prática? Isso também não será um dificultador, porque ao abri uma franquia, você adquiri também, uma equipe de suporte, que vai te orientar na fase de documentação, instalação da loja e equipamentos, e no trabalho do dia a dia.  Ao optar por uma franquia, você também estará investindo na experiência do franqueado.  Ou seja, com muita ou pouca vivência no mundo dos negócios, você terá uma boa gestão.

7- Assistência e treinamento contínuo

Além do suporte para o início do negócio, ao abrir uma franquia, você terá assistência e treinamento contínuo durante todo o período que se manter como franqueado. Com anos de atuação no mercado, o franqueador tem conhecimento para te orientar na seleção dos funcionários e no seu treinamento e no da sua equipe. Além disso, você terá sempre à disposição, consultorias e novos treinamentos para garantir sempre o sucesso do empreendimento.

8- Ações e estratégias de marketing

Aposto que já tenha escutado pelo menos uma vez, que a propaganda é alma do negócio. E isso é verdade. Com a concorrência cada vez maior, as ações estratégicas são usadas para atrair mais consumidores. Ao abrir uma franquia, essa também será menos uma preocupação. Os franqueadores realizam com frequência intervenções voltadas para chamar a atenção do público. Além dessas ações, é comum que a equipe de suporte citada na dica anterior, forneça um guia de planejamento estratégico de marketing para te guiar nas suas ações locais.

9- Planejamento dos gastos

Por mais que você defina o orçamento e os gastos, ao iniciar um negócio do zero, na maioria das vezes imprevistos aconteçam e trazem gastos inicialmente não previstos. Ao abrir uma franquia você estará adquirindo um padrão e um modelo a ser seguido, e com essa padronização, você já recebe o plano estrutural e de gastos. Os custos da sua unidade da franquia já serão pré-estabelecidos, para que não fuja do planejado e não comprometa seu fluxo de caixa.

10- Facilidade na obtenção de financiamento

Devido ao modelo já testado, da marca consolidada, e do plano de negócios, existem várias linhas de crédito especialmente para esta finalidade. Ou seja, mesmo se não tiver capital suficiente, ao optar por abrir uma franquia, esse será mais um facilitador. Os bancos tendem a avaliar o risco como menor, e por isso disponibilizam taxas de juros mais baixas que em outras modalidades.

 

O mercado de franquias está em constante crescimento, por isso o investimento nelas é promissor. Deseja abrir uma franquia, mas ainda tem dúvidas? Deixe seu comentário, e nós vamos te responder.  Siga nossas redes sociais e tenha acesse a muitas outras dicas. Facebook – Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *