Pensando em abrir uma empresa? Entenda o mercado de 2018

Para todo empresário é fundamental entender a economia do país, saber quais estratégias tomar em seu negócio, como é a área escolhida e qual seu público. Por esses motivos e outros mais, é importante estar por dentro das previsões para o ano para seu negócio, pois esses vão determinar o aquecimento do mercado especificamente no seu setor escolhido e nos dos seus concorrentes.

Pensando nisso, separamos algumas tendências para o mercado durante esse ano segundo especialistas.

 

PIB

Estamos em um ano eleitoral e observamos diversas reformas para serem aprovadas, ou seja, um ano cheio de reviravoltas políticas. Segundo Felipe Salles, economista do Itaú Unibanco, a previsão é de aceleração na economia e um crescimento 3% do PIB.

O que deve puxar esse crescimento é o consumo das famílias, isso se deve aos cortes sucessivos da taxa de juros pelo BACEN, essas reduções demoram de 6 a 9 meses para terem impacto na economia, portanto seus efeitos serão percebidos entre março e abril desse ano.

 

Inflação

As projeções de inflação para 2018 são conservadoras, girando entre 4% e 4,5% segundo especialistas. Eduardo Velho, economista chefe do banco Banestes, prevê uma taxa de 4,31. A inflação deve ser um fator importante na hora de estabelecer preços para os produtos da sua franquia.

 

Taxa de câmbio

Eleições criam muitas divergências na taxa de câmbio, isso se deve pelas incertezas que as mudanças de governo trazem. É esperado que o dólar gire em torno de R$ 3,10 a R$ 3,60. A meta para ano, segundo o BACEN, é de 3,30.

 

Taxa de desemprego

A taxa de desemprego tem caído muito e isso se deve ao trabalho informal, porém projeções para esse ano mostram um aumento no número de trabalhadores com carteira assinada, mostrando que há um aquecimento no mercado. As taxas de desemprego que fecharam em 13,8% devem cair. Acredita-se que esse número deve diminuir entre 11% e 12,4%.

E o que isso quer dizer para meus investimentos?

Esse ano parece estar a todo vapor, ainda é um ano de recuperação da crise, porém demonstra uma forte tendência de crescimento e melhoria.

 

Se você já tem seu negócio deve ter um ano melhor que 2017, se você ainda está investindo em um novo negócio 2018 poderá ser um ano para começar a todo o vapor.



Gostou das nossas dicas sobre o mercado de 2018?  Deixe um comentário que te respondemos.

Quer saber mais sobre o que esse ano irá trazer para franquias? Confira nossas séries de artigo.

Fique de olho no nosso blog, temos sempre novidades incríveis para sua franquia dar certo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *