PLANO DE NEGÓCIOS: DICAS DE COMO ELABORAR O SEU

Quando você entra em um avião você sabe exatamente para onde você vai, você é informado da sobre a quantidade de escalas, se terá que trocar de aeronave e sobre o tempo de espera para então você chegar a seu destino.

Essa é uma forma simples de você entender como um plano de negócios funciona para a sua empresa, ele é um mapa que de forma geral te mostra os caminhos a seguir para atingir seus objetivos a curto, médio e longo prazo.

Nesse artigo separamos algumas dicas para montar um plano de negócios simples e bem estruturado.

  1. O Produto

Saber o que você vai vender é fundamental. Entenda o seu produto, seja ele físico ou um serviço, compreenda e absorva todas as informações disponíveis sobre ele, pois tudo isso poderá ser uma vantagem competitiva no futuro.

Além disso, nessa hora é importante definir se haverá cuidados especiais para esse produto ou serviço, tudo que você pensar deve ser escrito mesmo que venha ser descartado depois.

  1. Operacional

Quantos funcionários você precisa para seu negócio funcionar?  Será necessário que todos trabalhem em tempo integral? Algum maquinário é mandatório para seu negócio funcionar? Quem irá operá-lo?

Essas são apenas algumas perguntas para serem feitas quando se pensa no operacional da sua empresa, tudo que é indispensável para o funcionamento dela, seja físico ou mão de obra, deve ser mensurado aqui.

  1. Análise de mercado

Análise de mercado é uma das partes mais complexa do plano de negócios, ela vai muito além da pesquisas por pessoas que vendem o mesmo produto que o seu. Para tornar mais simples sua compreensão, dividimos esse tópico em 4 pontos chaves:

  • Concorrentes diretos que são as pessoas que vendem produtos idênticos ao seu Busque as vantagens competitivas aqui;
  • · Correntes indiretos são as pessoas que tem produtos diferentes do seu, mas o cliente pode não comprar o seu caso compre o dele. Imagine que seu negócio está no mercado de café, uma empresa que venda chá seria sua concorrente indireta, pois as pessoas que optam por café podem também preferir um chá.
  • ·A análise do cenário econômico ajuda a determinar flutuações nas vendas, algumas empresas são afetadas diretamente por crises financeiras, enquanto outras conseguem ter lucros mesmo em tempos de crise. Entender como o mercado nacional anda pode ajudar a preparar para tempos difíceis e aproveitá-lo em épocas de crescimento.
  • ·Por último você deve entender a sua região de atuação, entenda seu bairro, quem são as pessoas que estão próximas ao seu negócio, passe para sua cidade, então estado até chegar a seus objetivos de expansão.  
  1. Plano de marketing e vendas

Saber quem é seu público alvo é fundamental aqui, ele pode determinar o sucesso do seu produto. Para defini-lo faça pesquisas, busque histórico de produtos similares, entenda bem os aspectos de consumo, procure saber a faixa etária e renda do seu futuro cliente, todos esses detalhes são importantes para saber como comunicar valor para esse conjunto de pessoas.

Além disso, transmitir o valor do seu produto é fundamental, garanta um bom treinamento para sua staff para que eles tenham conhecimento sobre os aspectos do produto e o público que vão interagir

  1. Plano financeiro

Essa é a etapa final de todo plano de negócios, você deve agora pegar todas as informações levantadas e colocar os custos de tudo que você pensou. Os custos se iniciam assim que o primeiro real for gasto, seja para iniciar o processo de CNPJ da empresa ou para reformar o local escolhido.

Os custos devem ser divididos em variados e fixos, sendo o primeiro, despesas que acontecem uma vez e não se repetem (de maneira constante). Enquanto o segundo são custos que se repetem semanalmente, mensalmente, trimestralmente.

Exemplo de custos variados seria um computador ou uma prateleira para o seu negócio, enquanto custos fixos seriam funcionários e contas.

Com essas 5 dicas você já está pronto para montar um plano de negócios e estrutura ainda melhor o seu negócio.

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