Plano de negócio, planejamento financeiro e empreendedorismo

Está querendo começar 2019 com um novo negócio ou dar uma renova no seu atual empreendimento? Organização e planejamento são peças fundamentais para um empreendedorismo de sucesso. Além da ideia e do investimento, é essencial ter um plano de negócios e um planejamento financeiro para evitar surpresas desagradáveis. Está em dúvida por onde começar? Abaixo selecionamos dicas importantes para que o novo ano seja promissor.

Empreendedorismo

Se chegou até aqui, mas ainda não sabe se deve continuar porque tem receio de não ter o “espirito do empreendedorismo”, então pode seguir. Um estudo da Universidade de Harvard mapeou comportamentos comuns adotados por empreendedores e chegou à conclusão, de que é possível aprender a empreender. O estudo mapeou 30 comportamentos comuns aos empreendedores, divididos em três grandes temas: realização, planejamento e poder.

Dentre as muitas características, vamos destacar uma para cada tema. A começar pela autoconfiança. Somente com confiança é possível chegar à realização. No empreendedorismo é preciso confiar na sua ideia para que outras pessoas também acreditem. Isso é fundamental para conseguir bons parceiro e uma boa equipe que te ajudará a alcançar os resultados.

Assumir riscos calculados é outra característica comum do empreendedorismo de sucesso. É preciso arriscar, sair da zona de conforto para atingir metas maiores, mas isso só é possível, mediante um bom planejamento. Assumir novos desafios é preciso, mas sempre buscando avaliar as melhores alternativas mediante o que já foi previamente planejado.

A eficiência é fundamental para um empreendedorismo com poder. O empreendedor precisa adotar a postura de sempre fazer mais e melhor do a concorrência. O poder está relacionado a sua capacidade de ver adiante e ter um bom relacionamento com seu público alvo. Estabelecer padrões de qualidade e se dedicar a alcançá-los, te torna continuamente mais eficaz.

1- Plano de negócios

O planejamento que já foi citado mais de uma vez até aqui, é essencial para qualquer empreendedorismo. E um dos primeiros passos de um bom planejamento estratégico, é o plano de negócios. Esse plano vai funcionar como um mapa que vai te nortear em cada área do seu negócio.  Pense que montar o plano é como elaborar uma planta para a construção de uma casa. Abaixo os principais pontos do passo-a-passo para a montagem.

1.1 Sumário executivo

É a primeira parte do seu plano de negócios. Nele deve estar listada os principais pontos da sua empresa: Descrição do seu empreendimento e o seu diferencial dele no mercado; Missão do seu negócio; Descrição do perfil dos empreendedores e dos funcionários; Descrição dos produtos e serviços oferecidos; identificação do seu público alvo; Localização; Investimento total; Dados jurídicos e legais.

Dica legal: O Sumário do seu Plano de Negócios, pode ser escrito ao final do planejamento. Por ser um “resumo”, você terá mais material para definir o que deve ou não incluir nele.

1.2 Análise de Mercado

É preciso ter total compreensão e clareza a respeito de onde vai investir seu dinheiro e tempo. Pesquisar sobre o mercado é essencial para definir metas e o posicionamento da marca. Além disso, para os negócios com sede física, essa análise vai ajudar a definir até mesmo o endereço. No seu plano de negócios, nesse item deve constar a segmentação do seu cliente, a análise da concorrência, e o estudo sobre os fornecedores.

1.3 Plano de marketing

Seu plano de negócios também teve prever as ações e custos com publicidade e marketing para divulgação e posicionamento da marca no mercado. Além disso, deve descrever como será o layout da sua loja e da sua marca. Cores, rótulos, tamanhos etc. Um bom plano de marketing também deve fornecer um panorama das vendas e as ações para impulsioná-las.

1.4 Plano operacional

A parte operacional do seu plano de negócios deve descrever todos o funcionamento do seu negócio. Horário de abrir e fechar, quantidade e funções dos funcionários, equipamentos necessários, prazo dos fornecedores, capacidade de armazenamento, definição da disposição dos móveis e ou produtos no ambiente físico ou virtual, dentre outros aspectos que dizem respeito a plena execução das atividades diárias.

Dica legal: Para lojas, anexe o desenho e ou a planta com a imagem da disposição das coisas no ambiente físico.

O item 1.5 que é a parte do plano financeiro, ganhou um tópico exclusivo devido sua importância.

2- Planejamento financeiro

No planejamento financeiro deve constar tudo que envolva dinheiro: gastos, investimentos, capital de giro e empréstimos desde a etapa inicial até o pós funcionamento do negócio.  Abaixo os principais passos.

2.1 Projete receitas e despesas

Aqui deve ser feita uma projeção da entrada de lucros e saída de despesas para que você consiga elaborar seu fluxo de caixa. Para as despesas, é recomendado projetor gastos emergenciais que podem ser necessários, tornando seu negócio melhor preparado para situações inesperadas. Por isso é importante que no seu planejamento financeiro, tenha sempre um pouco “para mais”.

2.2 Identifique gastos que podem ser cortados

Feito o registro de todas as receitas e despesas fica mais fácil identificar gastos supérfluos. Esses devem ser cortados do seu planejamento financeiro, para que sobre mais renda para as áreas mais importantes.

2.3 Projete diferentes cenários

O Planejamento financeiro é um documento importante para te orientar, por isso “preveja” cenários diversos para não passar por dificuldades. Planeje o custo e lucros de um cenário realista, otimista e pessimista. Assim conseguirá se manter mesmo com as variações econômicas.

2.4 Estabeleça ações e metas

Onde você quer chegar? Estabeleça suas metas a curto e longo prazo e tenha no seu planejamento financeiro as ações que vão te possibilitar alcançá-las. E importante: mantenha sempre o acompanhamento dos resultados, e se for preciso, readequar o planejamento.

Dica bônus: Franquias

Sem a execução dessas dicas será muito difícil ser um empreendedor de sucesso. Mas se achou muito complicado esses planejamentos e tem medo de demorar para alcançar bons resultados, a tendência do empreendedorismo 2019 é o investimento em franquias.

São modelos de negócios já testados, que estão consolidados no mercado e por isso, com menor possibilidade de fechamento. Além de todo suporte para que o franqueado atinja sua meta o mais rápido possível, ao adquirir uma franquia, você também recebe o plano de negócios e planejamento financeiro prontos. Ou seja, é uma boa aposta para quem quer resultados com mais segurança e mais facilidade.

Gostou das dicas? Se ficou com alguma dúvida deixe seu comentário abaixo. E se tiver interesse em conhecer mais sobre franquias, temos consultores especializados para te auxiliar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *