Por que investir no Mercado de franquias?

Sabia que investir no mercado de franquias é mais seguro até mesmo para empreendedores inexperientes? Se ainda tem dúvidas ou receio sobre esse mercado, leia abaixo alguns motivos que tornam as franquias uma grande tendência deste e dos próximos anos.

Mercado de franquias

O mercado de franquias nos últimos anos caminhou na contramão das crises econômicas, registrando constante crescimento. Além do bom faturamento, podemos ainda citar sua estabilidade. Desde seu surgimento no país, nos anos 90, o franchising nunca recuou.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias faturou R$ 44,4 bilhões no 3º trimestre de 2018, com aumento de 6,3% comparado ao mesmo período do ano anterior.  Entre os meses de setembro de 2017 a setembro de 2018, as redes de franquias movimentaram mais de R$ 170 bilhões.

Consequentemente com o crescimento e faturamento o mercado de franquias também contribui para a geração de empregos. Houve alta de 6,7% no número de postos de trabalho no 3º trimestre, em relação ao mesmo período de 2017.

Diferentes segmentos

O mercado de franquias é aberto a todos os perfis de empreendedores e de investimentos, sendo esse mais um bom motivo para investir. A ABF lista 11 segmentos oficiais de franquias, e todos eles, apresentaram crescimento no ano passado.  No terceiro trimestre de 2018 as áreas que ficaram no topo dos desempenhos positivos foram: Entretenimento e Lazer; Serviços e Outros Negócios; Saúde, Beleza e Bem-Estar; e Alimentação.

Ou seja, você tem uma diversidade de áreas para escolher, todas promissoras. Da mesma forma, poderá optar por franquias maiores e ou menores. Depende do seu nível de comprometimento e recurso disponível.

Negócio mais seguro

A taxa de mortalidade no mercado de franquias é consideravelmente menor se comparado a outros negócios. Na avaliação da ABF, com base nos estudos do Sebrae, a cada 100 empresas que abrem, pelo menos 75 fecham antes dos 10 primeiros anos. Por outro lado, a cada 100 franquias, apenas 15 encerram suas operações no mesmo período.

Especialistas consideram que a chance de sucesso com uma franquia é de cerca de cinco vezes maior se comparado à uma empresa iniciada do zero.

Operacional facilitado

Para os empreendedores mais experientes é clara a dificuldade operacional em iniciar um negócio. Mas esse problema no mercado das franquias, já vem com a solução pronta.  Por ser um modelo de negócio já pronto e testado, a franquia conhece o perfil do cliente e a melhor forma de atraí-lo. Outro ponto é que a marca também já possui uma imagem construída junto ao público, ou seja, fica ainda mais simples operacionalizar.

A forma de atendimento, comunicação, montagem da loja, preparação dos serviços e produtos, gastos com as operações, colaboradores e fornecedores necessários, treinamentos, implantação, e tudo aquilo que envolve a abertura e montagem de um negócio, já vem pré-estabelecido e com as instruções para o franqueado.

E então, ficou convencido sobre investir no mercado de franquias? Acesso o site da Universal Franchising,  conheça mais sobre o segmento franchising e tire suas dúvidas.

E para acompanhar as novidades do mundo empreendedor, siga nossas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *