Tendências 2019: prepare os seus negócios

O próximo ano vem com boas expectativas para os empresários, não apenas o cenário nacional, mas também o cenário internacional apresenta números e estudos que apontam para o crescimento. Com o mercado otimista e aquecido, se torna um bom momento para investir e preparar sua empresa. Neste artigo vamos mostrar dados e tendências para os negócios 2019.

Negócios 2019 em números

Na avaliação do Bank of America  Merrill Lynch (divisão de banco de investimento multinacional americana ) a economia brasileira deve avançar 3,5%, já para o  FMI (Fundo Monetário Internacional) o PIB brasileiro deve aumentar em 2,4% no próximo ano. Em decorrência na renovação política, a expectativa é que aumente a confiança e impulsione os investimentos para os negócios 2019.

A pesquisa “Expectativa para a economia e para a empresa”, feita pelo Sebrae, com mais de 5.8 mil empreendedores, apontou que 67% deles estão otimistas com o próximo ano.

Mercado internacional

As projeções também são boas para a África do Sul, Japão e Reino Unido. Então se pretende ter negócios 2019 em algum desses países, é um bom momento para investir. Já nos Estados Unidos, Rússia, parte da Europa, Austrália, China e Índia, a cautela deve ser maior, porque as expectativas não são tão positivas.

Vendas e Marketing

Dos empresários entrevistados na pesquisa do Sebrae, 67% pretendem adotar uma nova medida para estimular as vendas no próximo ano. Desses, 38,5% pretendem usar como estratégia para alcançar o crescimento de lucro, as ações de propaganda e marketing. Para os negócios 2019, vendas e marketing se tornam uma coisa só, “perde-se” a separação das áreas.  Não se trata apenas da venda em si, mas sim de gerar uma conexão e reconhecimento do público-alvo com a marca.

Empresas mais flexíveis

Para os negócios 2019 os investimentos devem pensar na flexibilidade da marca e no estreitamento de relacionamento. 51% dos empreendedores entrevistados pretendem modernizar o empreendimento com novos produtos ou novos processos. A tendência que já está acontecendo e tende a aumentar, é criar uma espécie de parceria entre cliente e empresa, com se ele fosse parte do processo de criação da marca. Os negócios que possibilitarem mais possibilidades e soluções individuais ao seu consumidor, certamente terão mais sucesso.

Apostar em franquias

Outro negócio 2019 em alta é a franquia. Com bons resultados em 2018, a expectativa é que o crescimento de lucros nesse setor continue. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias movimentaram R$38,7 bilhões apenas no primeiro trimestre de 2018. Muitos empreendedores estão apostando nesse modelo de negócio pronto, devido a maior segurança. A “taxa de mortalidade” (fim/fechamento) de uma franquia fica em média nos 3%, bem menor se comparado aos negócios próprios, que chegam a quase 25%.

E então, também faz parte daquela parcela de empresários otimistas? Se não, pode mudar seus conceitos e se animar, porque a economia promete ser bem aquecida para os negócios 2019.

Compartilhe com quem você acha que vai se interessar pelas novidades de 2019!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *